Rotina
na Educação Infantil
Segundo Gilsa Santos, a
adaptação é uma fase flexível e de transição entre a saída da casa e a entrada
na Escola de Educação Infantil. A criança e a família experimentam sentimentos
novos como medo, expectativa, alegria, tristeza, esperança etc. Tudo é novo
neste ambiente, e a criança tem que se adaptar a outros fatores como sono,
alimentação, higiene e vários tipos de situações. Daí a importância da rotina
diária, que deverá ser flexível de acordo com as necessidades impostas no dia a
dia. É importantíssimo o apoio da família junto aos educadores na resolução de
eventuais problemas nesta fase. Para que a criança se sinta acolhida faz-se
necessário a construção da rotina diária que é um elemento importante da
Educação Infantil, pois proporciona à criança sentimento de estabilidade e
segurança, além de proporcionar à criança maior facilidade espaço-temporal,
libertando as mesmas do estresse.
A rotina diária tem que
ser rica, alegre e prazerosa. Na CMEI NORICA DE SOUZA trabalhando por 2 anos no
berçário foi para mim uma experiência enriquecedora. Os bebês tem uma capacidade
de entendimento impressionante. Nos diálogos com eles, estes prestavam muita
atenção, até mesmo aqueles que vinham em prantos, com muita conversa, barulhos
e cantoria se calavam. O passo mais importante na rotina diária é o diálogo, a
forma como você recebe suas crianças, tem que ser com amor e paciência.
Segue-se a rotina diária
para o berçário, na CMEI NORÍCA DE SOUZA E SILVA.
Primeiro
dia na Creche
Apresentação das
crianças e das educadoras;
Falar sobre
hábitos alimentares.
Chegada e recepção
das crianças
Organização da
sala e dos materiais, colchonetes são colocados no chão, para que as crianças
possam sentar e deitar;
As crianças são recebidas com músicas - cantigas de roda,
CD da Galinha Pintadinha etc;
Brinquedos são distribuídos para distraí-las.
Café da manhã: mamadeira,
pão, bolachas, os bebês tomam a mamadeira no berçário, e os maiores
tomam o café no refeitório;
Higiene: troca de
fralda e roupa sempre que necessário;
Atividades didáticas-pedagógicas: massinha caseira,
manuseio de livros, rasgadura com jornais, pintura a dedo com guache etc. As
atividades didáticas-pedagógicas são
realizadas ao menos duas vezes na semana.
Brincadeiras ao ar livre, ir ao parquinho e passear nos
arredores da Creche todos os dias com os maiores, e colchonetes são postos no
pátio para os bebês, brinquedos são distribuídos para estes brincarem;
Banho;
Almoço;
Repouso.
Ao acordarem,
os bebês tomam mamadeira e comem o lanche.
Os maiores vão para o refeitório lanchar. Banho se necessário. Acontecem muitas atividades recreativas no
período da tarde, ora dentro do berçário, ora no refeitório. Atividades
recreativas: assistir TV, ouvir e cantar músicas infantis, contação de
história, brinquedos pedagógicos, brinquedos, fantoches, brincadeiras: como
passar no túnel, rolar no colchonete, etc.
Toda essa
rotina é realizada nos períodos matutino
e vespertino. Junto a rotina diária, elaborado é o Plano de Aula diariamente,
seguindo os mesmos parâmetros que foram sugeridos por vocês para a atividade 1
de Didática. Todas as atividades e os procedimentos realizados no berçário tem
caráter educativo, pois estimulam e promovem a criatividade, a coordenação
motora, a percepção visual, a autonomia e a socialização das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário