Didática

Rotina na Educação Infantil

                       Segundo Gilsa Santos, a adaptação é uma fase flexível e de transição entre a saída da casa e a entrada na Escola de Educação Infantil. A criança e a família experimentam sentimentos novos como medo, expectativa, alegria, tristeza, esperança etc. Tudo é novo neste ambiente, e a criança tem que se adaptar a outros fatores como sono, alimentação, higiene e vários tipos de situações. Daí a importância da rotina diária, que deverá ser flexível de acordo com as necessidades impostas no dia a dia. É importantíssimo o apoio da família junto aos educadores na resolução de eventuais problemas nesta fase. Para que a criança se sinta acolhida faz-se necessário a construção da rotina diária que é um elemento importante da Educação Infantil, pois proporciona à criança sentimento de estabilidade e segurança, além de proporcionar à criança maior facilidade espaço-temporal, libertando as mesmas do estresse.
                       A rotina diária tem que ser rica, alegre e prazerosa. Na CMEI NORICA DE SOUZA trabalhando por 2 anos no berçário foi para mim uma experiência enriquecedora. Os bebês tem uma capacidade de entendimento impressionante. Nos diálogos com eles, estes prestavam muita atenção, até mesmo aqueles que vinham em prantos, com muita conversa, barulhos e cantoria se calavam. O passo mais importante na rotina diária é o diálogo, a forma como você recebe suas crianças, tem que ser com  amor e paciência.
                       Segue-se a rotina diária para o berçário, na CMEI NORÍCA DE SOUZA E SILVA.
           Primeiro dia na Creche
 Apresentação das crianças e das educadoras;
 Falar sobre hábitos alimentares.

 Chegada e recepção das crianças
 Organização da sala e dos materiais, colchonetes são colocados no chão, para que as crianças possam sentar e deitar;
As crianças são recebidas com músicas - cantigas de roda, CD da Galinha Pintadinha etc;
Brinquedos são distribuídos  para distraí-las.
Café da manhã: mamadeira,  pão, bolachas, os bebês tomam a mamadeira no berçário, e os maiores tomam o café no refeitório;
Higiene:  troca de fralda e  roupa sempre que necessário;
Atividades didáticas-pedagógicas: massinha caseira, manuseio de livros, rasgadura com jornais, pintura a dedo com guache etc. As atividades didáticas-pedagógicas   são realizadas ao menos duas vezes na semana.
Brincadeiras ao ar livre, ir ao parquinho e passear nos arredores da Creche todos os dias com os maiores, e colchonetes são postos no pátio para os bebês, brinquedos são distribuídos para estes brincarem;
Banho;
Almoço;
Repouso.
           Ao acordarem, os bebês tomam mamadeira e comem o lanche.  Os maiores vão para o refeitório lanchar. Banho se necessário.  Acontecem muitas atividades recreativas no período da tarde, ora dentro do berçário, ora no  refeitório.           Atividades recreativas: assistir TV, ouvir e cantar músicas infantis, contação de história, brinquedos pedagógicos, brinquedos, fantoches, brincadeiras: como passar no túnel,  rolar no colchonete,  etc.
           Toda essa rotina é realizada nos períodos  matutino e vespertino. Junto a rotina diária, elaborado é o Plano de Aula diariamente, seguindo os mesmos parâmetros que foram sugeridos por vocês para a atividade 1 de Didática. Todas as atividades e os procedimentos realizados no berçário tem caráter educativo, pois estimulam e promovem a criatividade, a coordenação motora, a percepção visual, a autonomia e a socialização das crianças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário