EDUCAÇÃO INFANTIL
ATIVIDADE 1 LINGUAGENS
A Linguagem trabalhada foi a Linguagem Visual - Artes Visuais
ATIVIDADE 1 LINGUAGENS
A Linguagem trabalhada foi a Linguagem Visual - Artes Visuais
PLANO DE AULA
Local:
Professora: Claudia Helena de Oliveira Paula
Turma: 1º Período – 4 anos
Duração: 40 minutos
Horário: 8:00 a 8:40
Data:
Título da Aula: Cole pedacinhos de papel crepom branco bem “amassadinhos”. A professora vai adorar o trabalhinho!!!!
Âmbito: Conhecimento de Mundo
Eixo: Linguagem Visual – Artes Visuais
Conteúdo: O fazer artístico
Objetivos gerais:
• interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças
e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou
internacionais ) com as quais entrem em contato, ampliando
seu conhecimento do mundo e da cultura;
• produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho,
da pintura, da modelagem, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo
de produção e criação.
Objetivos específicos:
· Discriminação Visual;
· Coordenação Motora Fina;
· Criatividade.
Incentivação: Música – “Uma pipoca estourando na panela,
Outra pipoca vem correndo conversar. Aí começa um tremendo falatório. E ninguém mais consegue se entender. É um tal de ploc-ploc- ploc ploc ploc...” Pipoca e refrigerante para toda criançada após atividade terminada.
Metodologia: Aula expositiva dialogada, trabalho individual.
Recursos Didáticos: Xerox do desenho, papel crepom branco, lápis de cor, cola.
Desenvolvimento: Incentivação: Cantar a música referente ao tema. Perguntar quem gosta de pipoca? Qual a cor da pipoca? Falar que a pipoca vem do milho, em fim que a pipoca é milho estourado!!! Mostrar a folha xerocada com o desenho. Explicar que com o lápis de cor eles deverão colorir o cestinho onde se encontra a pipoca, da cor que quiserem, e sobre as pipocas serão colados pedacinhos de crepom branco bem amassadinhos. Distribuído será o lápis de cor para colorirem o cestinho, concluída esta parte da atividade distribuída será as tiras de crepom branco, para que eles tirem os pedacinhos de papel e amassem. E falado será: Cole pedacinhos de papel crepom branco bem “amassadinhos”. A professora vai adorar o trabalhinho!!! Logo em seguida colocar gotinhas de cola sobre as pipocas, para que eles possam colar os pedacinhos de papel crepom amassadinhos. A educadora sempre orientando, e dizendo “façam com capricho”, pois vai ter pipoca e refrigerante após atividade terminada.
Atividade Avaliativa: Trabalho individual, folha xerocada com desenho para colorir e fazer colagem. Através da atividade avaliar a participação, capricho e desempenho das crianças.
Referência: RADESPIEL, Érika. No Meu Jardim, Educação Infantil, Maternal – faixa etária 3 e 4 anos. Volume 2.
PNE METAS 1 E 8
O Plano Nacional da Educação é constituído por 20 metas que visam garantir educação para todos e com qualidade em todos os níveis – da Educação Básica ao Ensino Superior. Falar-se-á da Meta 1 e Meta 8. Meta 1 - Educação Infantil - Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE. Para alcançar a Meta I proposta pelo PNE-2011-2020 quanto ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos é preciso que a rede municipal pública responsável por essa etapa da Educação Básica faça políticas públicas educacionais direcionadas na qualificação de educadores, na realização de concursos públicos para provimento de cargos, nas construções de mais creches, melhoria e ampliação das creches já existentes, para que esses espaços possam atender a demanda dessa faixa etária na Educação Infantil, pois há muita procura por famílias de baixa renda por vagas, mas não encontram, ficando seus filhos que mais precisam excluídos da Educação Infantil. Para que o número de matrículas na pré-escola de 4 a 5 anos seja alcançado segundo o PNE, deve ser divulgado nas mídias no início do ano letivo pela Secretária de Educação Municipal e pela equipe gestora das creches, a obrigatoriedade da efetuação das matrículas nessa faixa etária, pois nem todos sabem dessa obrigatoriedade e dos seus direitos, principalmente as famílias carentes. O objetivo dessa meta é aumentar a porcentagem do número de crianças matriculadas em creches entre as famílias mais pobres, então fazer investimentos para abrir mais creches é essencial para atender a demanda por vagas. Em relação a Educação Infantil no campo é um desafio nacional, pois o modelo urbano não atende a todas realidades do campo. Ter-se-á uma Educação Infantil com qualidade e para todas as crianças nessas faixas etárias se em regime de colaboração a União, os Estados e os Municípios investirem recursos nessa etapa da Educação Básica.
Meta 8 – Escolaridade Média – Essa meta tem
como objetivo: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, de
modo a alcançar no mínimo 12 anos de estudo no último ano, para populações do
campo, da região de menos escolaridade no País e dos 25% mais pobres, e igualar a escolaridade média
entre negros e não negros declarados à Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE). A meta 8 traça um objetivo claro em relação ao
número de anos de escolaridade da população, explícita a urgência do País em
reduzir as desigualdades entre ricos e pobres, entre brancos e negros, entre a
cidade e o campo. Para reduzir a desigualdade é preciso que a Educação
oferecida a toda população adquira os mesmos e melhores padrões de qualidade. Para
cumprir essa meta as três esferas federal, estadual e municipal em regime de
colaboração, tem que investir em políticas públicas educacionais e sociais
voltadas para mudar a realidade dessas populações que por viverem a meio a
tantas diversidades sociais, culturais, étnicas, políticas, econômicas e
regionais não frequentam a escola.
Prezada Cláudia,
ResponderExcluirA animação “Múltiplas linguagens das crianças” nos apresenta, de forma sintética as diversas linguagens que fazem parte do aprendizado da criança, assim como de seu contato com o mundo.
As crianças expressam-se e compreendem os estímulos que recebem de variadas formas e dentre elas, as cinco principais são: Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Linguagem Visual, Linguagem Corporal e Linguagem Midiática.
Como educadores em contato direto com a criança, devemos nos apropriar da importância de se explorar e potencializar nas crianças o desenvolvimento de todos esses tipos de linguagem.
Você elaborou uma atividade que contempla o desenvolvimento das linguagens visual e oral também, através da exploração da música! Ficou muito legal!
Fico muito feliz com sua participação nesta atividade, assim como seu desempenho na disciplina. A avaliação presencial será realizada no próximo sábado, dia 20, não se esqueça! Prepare-se, ok?! Até lá!!!
Um abraço,
Fabiano Camilozi - TD