Conteúdos e Metodologias da Língua Portuguesa

CRIAR UM JOGO

ATIVIDADE 1 – CRIAR UM JOGO
       
Intenção educativa e as capacidades/habilidades/competências/direitos de aprendizagem que o jogo desenvolve ou objetivos.        

Consciência Fonológica
Trabalhar a Consciência Fonológica através das famílias silábicas simples   com crianças do 1º Ano do Ciclo da Alfabetização do Ensino Fundamental. A intenção educativa   de um educador quando propõe usar jogos em sua prática pedagógica é de estimular, motivar o educando a participar de suas aulas com interesse para que o aprendizado possa acontecer alcançando os objetivos desejados. O jogo envolvendo as famílias silábicas simples tem por objetivos fazer com que as crianças reconheçam as unidades fonológicas   como as sílabas e letras como unidade sonora; identifiquem fonema/grafema em um conjunto de palavras; componham   palavras a partir de sílabas; façam decomposição e composição de palavras em sílabas.

Jogo

Nome do jogo: O Pote das Sílabas
Material didático: Papel sulfite com as sílabas simples impressas no tamanho pequeno; papel contate; desenhos de EVA; Toca CD e CD com músicas infantis; papel cartão nas cores vermelho e verde; cola; tesoura, um pote de sorvete vazio.
Metodologia: Aula expositiva dialogada.
Faixa etária: Crianças a partir dos 6 anos de idade. 1º Ano do Ciclo da Alfabetização do Ensino Fundamental.
Peças do jogo: Um pote de sorvete enfeitado com desenhos de EVA e, as 81 fichas das sílabas simples recortadas e coladas no papel cartão.
Conteúdo: Trabalhar com as crianças através do jogo a Consciência Fonológica.
Objetivos do jogo: fazer com que as crianças reconheçam as unidades fonológicas   como as sílabas e letras como unidade sonora; identifiquem fonema/grafema em um conjunto de palavras; componham   palavras a partir de sílabas; façam decomposição e composição de palavras em sílabas.


Aprendendo a jogar

1º passo: Colocar as fichas das sílabas dentro do pote de sorvete e misturar bem;
2º passo: Os alunos podem ficar sentados em suas carteiras ou em círculos;
3º passo: O pote deverá ser passado de mão em mão ao som de uma musiquinha, assim que a professora abaixar o som e a música parar, o aluno que estiver com o Pote das Sílabas em mãos vai retirar uma ficha;
4º passo: O aluno que tirou a ficha deverá falar bem rápido uma palavra que começa com a sílaba tirada;
5º passo: Se o aluno demorar dizer a palavra, ele terá que pagar uma prenda: dizer um versinho, cantar, imitar um animal, entre outras;
6º passo: Continuar seguindo os passos do jogo até que todas as crianças participem.

Referências: brincandoeaprendendo2.blogspot.com.br/2009/03
Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental Anos Iniciais Ciclos de Alfabetização e Complementar

 




















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