ATIVIDADE 1 – CRIAR UM JOGO
Intenção educativa e as
capacidades/habilidades/competências/direitos de aprendizagem que o jogo
desenvolve ou objetivos.
Consciência Fonológica
Trabalhar a
Consciência Fonológica através das famílias silábicas simples com crianças do 1º Ano do Ciclo da
Alfabetização do Ensino Fundamental. A intenção educativa de um educador quando propõe usar jogos em
sua prática pedagógica é de estimular, motivar o educando a participar de suas
aulas com interesse para que o aprendizado possa acontecer alcançando os
objetivos desejados. O jogo envolvendo as famílias silábicas simples tem por
objetivos fazer com que as crianças reconheçam
as unidades fonológicas como as sílabas
e letras como unidade sonora;
identifiquem fonema/grafema em um conjunto de palavras;
componham palavras a partir de sílabas;
façam decomposição e composição de palavras
em sílabas.
Jogo
Nome do jogo: O Pote das
Sílabas
Material didático: Papel sulfite
com as sílabas simples impressas no tamanho pequeno; papel contate; desenhos de
EVA; Toca CD e CD com músicas infantis; papel cartão nas cores vermelho e
verde; cola; tesoura, um pote de sorvete vazio.
Metodologia: Aula expositiva
dialogada.
Faixa etária: Crianças a
partir dos 6 anos de idade. 1º Ano do Ciclo da Alfabetização do Ensino
Fundamental.
Peças do jogo: Um pote de sorvete
enfeitado com desenhos de EVA e, as 81 fichas das sílabas simples recortadas e
coladas no papel cartão.
Conteúdo: Trabalhar com as
crianças através do jogo a Consciência Fonológica.
Objetivos do jogo:
fazer com que as crianças reconheçam as unidades fonológicas como as sílabas
e letras como unidade sonora;
identifiquem fonema/grafema em um conjunto de palavras;
componham palavras a partir de sílabas;
façam decomposição e composição de palavras
em sílabas.
Aprendendo a jogar
1º passo: Colocar as fichas
das sílabas dentro do pote de sorvete e misturar bem;
2º passo: Os alunos podem
ficar sentados em suas carteiras ou em círculos;
3º passo: O pote deverá ser
passado de mão em mão ao som de uma musiquinha, assim que a professora abaixar
o som e a música parar, o aluno que estiver com o Pote das Sílabas em mãos vai
retirar uma ficha;
4º passo: O aluno que tirou
a ficha deverá falar bem rápido uma palavra que começa com a sílaba tirada;
5º passo: Se o aluno
demorar dizer a palavra, ele terá que pagar uma prenda: dizer um versinho,
cantar, imitar um animal, entre outras;
6º passo: Continuar seguindo
os passos do jogo até que todas as crianças participem.
Referências:
brincandoeaprendendo2.blogspot.com.br/2009/03
Currículo Básico
Comum do Ensino Fundamental Anos Iniciais Ciclos de Alfabetização e
Complementar
Lindo Cláudia! Adorei!
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