A Língua materna é a forma mais eficaz e lógica de
comunicação. Para que aconteça a comunicação em sala de aula e, por conseguinte,
a aprendizagem dos conteúdos matemáticos propostos o professor ao falar de
Matemática na língua materna tem que possibilitar ao educando o movimento de
codificar e decodificar indo da língua materna a linguagem matemática
possibilitando a compreensão significativa dos conteúdos. Quando o aluno
resolve um problema usando a simbologia matemática, que é a sua linguagem, sua forma
de expressar sua maneira de pensar pode dizer que houve comunicação. A
Matemática ensinada na língua materna recebe influências socioculturais,
fazendo com que a língua materna e a linguagem matemática se relacionam em todo
o processo de ensino e aprendizagem. Para facilitar a aprendizagem dos
conteúdos matemáticos nas séries iniciais é importante a interação entre a língua
materna e a linguagem matemática, bem como as interações dialógicas vivenciadas
no contexto da sala de aula entre professor e aluno, o que funciona como fator
decisivo na aprendizagem da Matemática.
Referência: http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/artigos/PT/T20_PT1250.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário