Conteúdos e Metodologias de Matemática I

  Linguagem Matemática e Língua Materna


 A Língua materna é a forma mais eficaz e lógica de comunicação. Para que aconteça a comunicação em sala de aula e, por conseguinte, a aprendizagem dos conteúdos matemáticos propostos o professor ao falar de Matemática na língua materna tem que possibilitar ao educando o movimento de codificar e decodificar indo da língua materna a linguagem matemática possibilitando a compreensão significativa dos conteúdos. Quando o aluno resolve um problema usando a simbologia matemática, que é a sua linguagem, sua forma de expressar sua maneira de pensar pode dizer que houve comunicação. A Matemática ensinada na língua materna recebe influências socioculturais, fazendo com que a língua materna e a linguagem matemática se relacionam em todo o processo de ensino e aprendizagem. Para facilitar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos nas séries iniciais é importante a interação entre a língua materna e a linguagem matemática, bem como as interações dialógicas vivenciadas no contexto da sala de aula entre professor e aluno, o que funciona como fator decisivo na aprendizagem da Matemática.
                                                                                                                       
Referência: http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/artigos/PT/T20_PT1250.pdf

                                     
                                     
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário