Atividade V - Unidade 3
Medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa.
Faça uma análise das charges
abaixo e liste informações, conceitos entre outros pontos importantes à cerca
do estudo de medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa por você
evidenciados.
A) No caso dessa charge pode ser
usado como instrumento de medida não convencional tanto o sapato do professor
como o sapato de um aluno, contudo os alunos perceberão as diferenças e
orientados pelo professor constatação que quanto maior a unidade (sapato do
professor) menos unidades são necessárias para medir a mesa e quanto menor a
unidade (sapato do aluno) mais unidades são necessárias para medir a mesa. O
correto é que o professor crie situações de comunicação onde se estabeleça um
padrão para chegar à solução. Portanto deve-se usar unidades de medidas
padronizadas através dos instrumentos de medidas convencionais podendo usar a fita
métrica, a régua ou a trena, pois assim os alunos compreendem com facilidade
sobre a medida de comprimento e a importância de coincidir a extremidade do
objeto (a mesa) com o zero da fita.
B) Medida de capacidade é mensurada por litro. O quilolitro, hectolitro,
decalitro são os múltiplos do litro e, decilitro, centilitro e mililitro são seus
submúltiplos. 1 litro corresponde a 1 decímetro cúbico. Para chegar à conclusão
quanto a quantidade que cada copo tem de água é necessário usar um recipiente contendo medidas menores que o litro,
ou seja, decilitro, centilitro e mililitro para se medir com precisão a
quantidade de água contida em cada copo.
C) Para resolver problemas que
envolvam uma pequena distância pode usar a unidade de medida convencional de
comprimento o metro, para uma distância maior usa o múltiplo do metro o km.
Nenhum comentário:
Postar um comentário