Conteúdos e Metodologias da Matemática II

ATIVIDADE 5



     
Atividade V - Unidade 3
Medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa.

Faça uma análise das charges abaixo e liste informações, conceitos entre outros pontos importantes à cerca do estudo de medidas de comprimento, área, volume, capacidade e massa por você evidenciados.

A)  No caso dessa charge pode ser usado como instrumento de medida não convencional tanto o sapato do professor como o sapato de um aluno, contudo os alunos perceberão as diferenças e orientados pelo professor constatação que quanto maior a unidade (sapato do professor) menos unidades são necessárias para medir a mesa e quanto menor a unidade (sapato do aluno) mais unidades são necessárias para medir a mesa. O correto é que o professor crie situações de comunicação onde se estabeleça um padrão para chegar à solução. Portanto deve-se usar unidades de medidas padronizadas através dos instrumentos de medidas convencionais podendo usar a fita métrica, a régua ou a trena, pois assim os alunos compreendem com facilidade sobre a medida de comprimento e a importância de coincidir a extremidade do objeto (a mesa) com o zero da fita.
B) Medida de capacidade é mensurada por litro. O quilolitro, hectolitro, decalitro são os múltiplos do litro e, decilitro, centilitro e mililitro são seus submúltiplos. 1 litro corresponde a 1 decímetro cúbico. Para chegar à conclusão quanto a quantidade que cada copo tem de água é necessário usar um recipiente contendo medidas menores que o litro, ou seja, decilitro, centilitro e mililitro para se medir com precisão a quantidade de água contida em cada copo.
C) Para resolver problemas que envolvam uma pequena distância pode usar a unidade de medida convencional de comprimento o metro, para uma distância  maior usa o múltiplo do metro o km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário